Seja bem vindo ao nosso site Vicência FM radiovicencia.com.br!

Hora Certa

WhatsApp 81 9 98768368
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 20105

Usuários Online: 1

Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Peça sua Música

Pedir

Carlos henrique

Vicência

História do chapéu e Gibão = buscape & arreio de o...

Tony Silva

Brasil

Sunday Bloody Sunday...

Sérgio Sales

Brasil

Faroeste Caboblo - Legiao Urbana...

Top Música
1
Wesley Safadão e Natanzinho LimaRainha do Vaqueiro / Senhorita - Forró e Vaquejada
2
Manu Bahtidão, Simone MendesDaqui Pra Sempre
3
Simone MendesDOIS FUGITIVOS
MORTE DO PAPA

Quais são os próximos passos da Igreja após a morte do papa Francisco

Com velório, funeral e conclave definidos, Colégio dos Cardeais assume o governo da Igreja até a escolha do sucessor

Publicada em 21/04/2025 às 10:03h - 0 visualizações Redação do Portal

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Quais são os próximos passos da Igreja após a morte do papa Francisco

Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos e após 12 anos de pontificado, a Igreja Católica entra em um período de transição conhecido como "Sé Vacante". Esta fase marca o início dos preparativos para o funeral do pontífice e a subsequente eleição de seu sucessor, um processo complexo e ritualístico.

 
Governo temporário e o colégio dos cardeais:

Durante a "Sé Vacante", a Igreja é governada temporariamente pelo Colégio dos Cardeais, já que parte da cúpula do Vaticano perde suas funções. Decisões urgentes são tomadas por este órgão, enquanto o Cardeal Camerlengo, atualmente Kevin Joseph Farrell, assume um papel central na organização da transição e do Conclave, a eleição do novo Papa.

Ritos Fúnebres: "Ordem das exéquias do sumo pontífice":


O funeral segue a "Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice", um livro litúrgico com normas aprovadas por Francisco em 2024. O Camerlengo confirma a morte do Papa, retirando e destruindo o "Anel do Pescador", símbolo do papado. O corpo é velado na Basílica de São Pedro, em um caixão de madeira simples, conforme desejo de Francisco. O sepultamento ocorre entre quatro e seis dias após a morte, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, seguindo o pedido do pontífice. Missas são celebradas por nove dias consecutivos, os "novendiales".

Conclave: Eleição do novo papa:

A eleição do novo papa, o Conclave, começa entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice. O Colégio dos Cardeais, composto por 252 membros, sendo 138 elegíveis (com menos de 80 anos), se reúne em Congregações Gerais para discutir questões da Igreja e organizar o Conclave. Cardeais brasileiros elegíveis incluem Sérgio da Rocha, Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner.

Durante o Conclave, os cardeais ficam isolados no Vaticano, sem comunicação externa, e votam na Capela Sistina. Para ser eleito, um cardeal precisa de dois terços dos votos. Até quatro votações diárias são realizadas, com pausas para orações. Após a eleição, o novo Papa escolhe seu nome e é apresentado à multidão na Praça de São Pedro com a frase "Habemus Papam".

Fumaça branca e preta: sinais do Conclave:

A escolha do novo Papa é anunciada pela fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina. Fumaça branca indica eleição, enquanto fumaça preta sinaliza nova votação. A cor é obtida pela queima dos votos com substâncias químicas específicas. A fumaça branca é acompanhada pelo toque dos sinos da Basílica de São Pedro.

Governo da Igreja durante a "Sé Vacante":

Durante a "Sé Vacante", o Camerlengo administra os bens e o Tesouro do Vaticano, enquanto o Colégio dos Cardeais discute assuntos da Igreja, sem poder alterar leis papais. Além do Camerlengo, alguns religiosos mantêm suas funções, como o Penitenciário-Mor e o Cardeal Vigário-Geral para a Diocese de Roma.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - Vicência FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD